Sir blog
Principais cuidados com os pets no outono
O outono começa hoje! E junto com ele, chegam algumas mudanças climáticas que afetam nosso dia a dia e o de nossos bichinhos e que marcam a transição entre estações opostas (verão e inverno). Com início em 20 de março e finalizando em 21 de junho, às características principais do outono são a redução gradativa da luz solar, ventos, a diminuição da temperatura e da umidade do ar.
Os problemas de saúde mais recorrentes nessa época são no trato respiratório no sistema locomotor. Em cães e gatos, doenças crônicas articulares e na coluna podem se intensificar nesse período, especialmente quando os passeios com cães, por exemplo, acontecem em horários de muito frio e ventos fortes. Por isso, é sempre importante proteger seus pets dessas mudanças de temperatura, agasalhando-os, evitando que saiam no frio e aquecendo a caminha deles com cobertores macios, para que fiquem confortáveis e sem dor.
Além disso, animais mais idosos ou filhotes têm maiores chances de apresentar problemas respiratórios causados por doenças infecciosas (vírus ou bactérias), mas qualquer pet em contato com esses agentes infecciosos também pode adoecer. Como são doenças que nós, os tutores, podemos trazer da rua (nas nossas roupas, por exemplo), até animais que nunca saem de casa também podem se contaminar. Por isso, é muito importante manter a vacinação anual dos bichinhos e prevenir essas doenças.
Outro fator também importante para atentar nessa época é que, assim como nós, eles tendem a diminuir o consumo de água, que fica naturalmente mais gelada. Alguns podem ficar desidratados e, se for um bichinho mais idoso, até piorar possíveis problemas renais. Nesse caso, optar por rações mais úmidas e mornas pode ajudar, mas é essencial consultar o médico veterinário e buscar a melhor dieta para o seu pet.