Sir blog
Remoção de Dentes de Leite em Cães.
Nos cães, a dentição também passa pelas fases de troca de dentes de leite para permanentes e eventualmente essa fase pode ser um problema. Assim como os humanos, eles nascem sem os dentes, logo rompem a gengiva e surgem os dentes de leite, que serão substituídos por dentes permanentes entre os 3,5 e os 10 meses de idade.
Durante a fase de surgimento da dentição definitiva é importante que se observe frequentemente a boca do animal, notando possíveis dentições concomitantes: o dente definitivo só deveria nascer depois de cair o dente de leite.
A persistência da dentição decídua (de leite) é bem comum em cães de pequeno porte como os da raça Shih-tzu, Yorkshire, Maltês, Lhasa Apso, Dachshund, Pug, entre outros.
Quando a dentição de leite não cai, os dentes permanentes podem erupcionar em lugares errados, causando problemas ortodônticos. Nesse caso, torna-se necessário extrair esses dentes, pois isso facilitará a higienização e evitará a perda de ambos os dentes (os de leite e os permanentes) devido a doenças periodontais mais graves.
Vale lembrar que, para manter a saúde bucal do seu bichinho, é importante consultar o médico veterinário regularmente e, claro, fornecer alimentos que reduzem o acúmulo de placa e tártaro.